terça-feira, 24 de março de 2015

Aula n°1

A aula do dia 23 de março foi bem diferente, a começar por ela ter sido virtual, já que no dia em questão não haveria aula por conta de uma palestra. A atividade consistia em três questões bem simples que são baseadas no texto A Teoria dos Gêneros Discursivos do Círculo de Bakhtin e os Multiletramentos, para auxiliar na compreensão do texto foi dado um texto de apoio que nos ajudaria na leitura.
O texto em si foi um pouco complicado de se entender, mas graças ao texto de apoio pude concluir a atividade, na atividade mesmo ela pede que façamos anotações e esquemas para auxiliar na compreensão do mesmo.
Pude observar na leitura que a contemporaneidade coloca novos desafios aos letramentos e que a palavra Multiletramento se refere a dois múltiplos, a multiplicidade de linguagem, semiose e mídia, e a pluralidade e diversidade cultural. Observa-se também que no mundo globalizado, que gera cada vez mais diversidade cultural, as escolas não conseguem conciliar toda essa “modernidade” com a leitura e produção de textos, elas ignoram e ocultam as formas sociais orais em favor das escriturais. Priorizam o trabalho temático e formal e nunca exploram as diferentes variedades sociais ou geográficas da línguas.
O texto é bem interessante, pois podemos ver um outro parâmetro da atualidade que mostra que não estamos preparando os alunos para o que irão enfrentar futuramente em um mundo cada vez mais globalizado

Nenhum comentário:

Postar um comentário