terça-feira, 17 de março de 2015

Aula Introdutória

Teoria dos Multiletramentos


Dia 16 de março foi a primeira aula de Leitura e Produção de textos e eu, infelizmente, não compareci. Havia amanhecido doente, mas isso não vem ao caso, a questão é que era a aula que eu estava mais ansiosa. Tinha grandes esperanças para aula e ainda tenho, pois como não assistir minhas expectativas continuam as mesmas.
Mesmo com tudo isso, no dia seguinte procurei saber sobre os trabalhos, as atividades e tudo o que a professora havia passado. Ainda cheguei anotar alguns tópicos sobre a aula e pude ter uma certa noção.
A aula foi sobre letramento e as áreas que iremos ver, a Profa. Dra. Andréa da Silva Pereira também mostrou que tem como embarcar no mundo da arte sem ser pelos clássicos, o que não é nos mostrados durante o tempo que passamos na escola.
Pelas minhas anotações pude compreender que letramento é a leitura e a escrita na prática social. É a interação dessa prática em nossas vidas e em diversos campos, como na família, no trabalho, na cultura, na política, etc e há diversos tipos.
O letramento digital é um deles, ele é a prática envolvendo os dispositivos digitais, ele está sendo bem comum nessa era globalizada e traz um novo contexto para a sociedade. Esse letramento pode acabar afastando o professor do seu aluno, por isso é bem comum o profissional utilizá-lo para causar essa reaproximação e tornar a troca de conhecimentos mais fácil.
Não posso dá a minha impressão sobre a aula, pelos motivos já especificados, mas espero que a disciplina seja muito promissora e que com o passar das aulas os texto, aqui no blog, sejam mais construtivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário